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O Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Corporeidade

Histórico

O grupo de pesquisa Educação, Cultura e Corporeidade teve suas atividades iniciadas no dia 27 de agosto de 2012. O objetivo é proporcionar a discussão sobre a corporeidade, enquanto manifestação da presença no mundo, pois a atuação do corpo no social é sempre intermediada pela cultura. Desta forma, o papel da educação escolar, e mais especificamente da educação física escolar, nas sociedades modernas não pode mais ser somente de transmissão da cultura, mas também de reflexão, de avaliação e de transformação dos bens e técnicas culturais em favor do bem comum. A opção pelo estudo das Práticas Corporais procura agregar as diversas formas do ser humano se manifestar por meio do corpo. Nesse sentido, as práticas corporais são investigadas a partir das ciências humanas e sociais, das artes, da filosofia e dos saberes populares, sem desconsiderar as ciências biológicas e naturais.


Portanto, o grupo tem como objetivo fomentar estudos e pesquisas em torno de três linhas:

EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
Estudar as relações entre à Educação, a Corporeidade e as Práticas Corporais. Aprofundar discussões teóricas e metodológicas sobre as diferentes práticas corporais, a partir da compreensão fenomenológica do corpo.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Fomentar pesquisas sobre o ensino da Educação Física na Educação Básica levando em consideração os desafios que afetam o contexto escolar atual e as especificidades sócio-culturais. Estabelecer reflexões, trocas de experiências e ressignificação de metodologias do ensino da Educação Física, com ênfase na relação “Educação Física, Escola e Cultura”,

CORPO E CULTURA
Estudar os aspectos expressivos e simbólicos do corpo humano e sua relação com a cultura, na interface da áreas da Educação e Antropologia. 
 
O grupo de pesquisa mantém uma intima relação com o Projeto de Extensão: Cultura e Movimento: Divulgação de Conteúdos e Metodologias para o Componente Curricular Educação Física. O referido projeto existe desde 2009, e foi desenvolvido em três escolas da rede pública: Colégio Estadual José de Alencar, Colégio Estadual Barão de Mauá e no Colégio de Aplicação da UFS. Em 2012 foi realizado o I Seminário de Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar, como o objetivo de proporcionar a discussão sobre temas relativos ao ensino da Educação Física nas escolas sergipanas, desafios e possibilidades nos diferentes contextos sócio-culturais. As atividades do grupo compreendem reunião de estudos, discussão dos projetos de pesquisa em andamento, realização e participação de eventos científicos.

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